Talvez a maior dor de uma área, que na maioria das vezes, não é analítica e orientada a dados feito o departamento de Recursos Humanos seja o start de por onde começar no people analytics.

Simon Sinek escreveu um livro fantástico e fundamental para quem precisa entender e ter clareza por onde começar. Já havia lido ele há alguns anos. Porém, estou relendo com o foco em People Analytics.

No livro ele apresenta a teoria “Golden Circle” que é baseada em 3 perguntas, são elas:
1- Porquê?
2- Como?
3- O quê?

E reforça no discurso de ter clareza, disciplina e consistência nas suas tarefas e entregas. Sem deixar nenhum dos 3 fatores desequilibrar.
Estágios de people analytics
Alguns teóricos demonstram que há 4 estágios de maturidade na área de data people analytics, são eles:
1- Ad-Hoc: Faltam dados e os sistemas são relatórios operacionais reativos e mal integrados. Aqui os gestores e RH buscam o que aconteceu?
2- Contínuo: Sistemas de RH bem estruturados e integrados, além de relatórios proativos avançados. Aqui os gestores de RH ainda buscam o que aconteceu?
3- Diagnóstico: Adotou people analytics como um componente chave do sucesso do negócio, os modelos identificam causa e o efeito. Aqui os gestores de RH perguntam porquê aconteceu?
4- Preditivo e Prescritivo: inovadores em people analytics, utilizam de modelagem de dados, algorítimo e relatórios preditivos e prescritivos. Aqui os Gestores de RH perguntam o que irá acontecer? Como fazer isso acontecer? Ou Como evitar isso?
Faça perguntas e estabeleça níveis de serviço
1- Porquê a empresa quer fazer people analytics? Qual a verdadeira motivação?
2- Identifique em qual nível de people analytics a sua empresa se encontra. Lembre-se que cada subsistema de RH pode estar num nível diferente.
3- Utilize os dados que você tem. Se a informação estiver correta Feito é melhor que bem feito. O Excel é uma excelente ferramenta para começar a gerar valor. No entanto, o spreadsheet do google pode te entregar mais versatilidade pois ele integra de maneira natural com várias APIs que poderão otimizar o seu trabalho. Mas isso fica para um próximo artigo.
4- Afinal, de que adianta dado/informação se a pergunta que queremos responder não esta clara e pouco conectada com o negócio?
Se você leu até aqui é possível que tenha lhe interessado o tema.

O artigo completo esta no link https://medium.com/@jorgemallet/people-analytics-por-onde-come%C3%A7ar-b58bc3bad708

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