VUCCA? Como assim? O que é esse acrônimo e por que tem um C a mais?

Grandes mudanças requerem muito jogo de cintura, inteligência emocional e, principalmente, estar aberto a elas. Vivemos em um mundo VUCA há muitos anos, mas só agora ganhou tanta visibilidade, dando a entender que agora o mundo é VUCA. 

Mas o que é VUCA?

VUCA é um acrônimo utilizando palavras em inglês, na qual cada letra tem o seu significado. A primeira letra, o "V", se refere ao mundo volátil (volatility) no qual vivemos, onde tudo muda o tempo todo.

Depois temos o "U" de uncertainty, que em português signifca incerteza. São diversas no nosso dia a dia, e não é só porque estamos em meio a uma pandemia, elas nos rodeiam o tempo todo, mas nada que nos impossibilite de planejar e colocar em ação. Só assim para TENTAR driblar tantas incertezas.

Em seguida, temos a letra "C", que se refere à palavra complexidade (complexity). Quantas vezes você já ouviu que "viver é complexo", "amar é complexo", sem falar as pessoas que são muito complexas de entender, não é mesmo? A complexidade é algo que devemos aceitar em nossas vidas, e aí eu te falo aquela velha frase "aceita que dói menos". Isso mesmo, quando buscamos aceitar a complexidade das coisas, tornamos a vida mais leve de ser vivida, mas isso não retira nossas obrigações em descomplicar.

E, por último, temos o "A" de ambiguidade (ambiguity). Ahhh a ambiguidade! Como é bom ter a diversidade, mesmo quando ela é algo novo para nós, mas que nos força a buscar compreender e acolher, seja a pessoa diversa, as instituições diversas ou as diversas unidades linguísticas (morfemas, palavras, locuções, frases).

E hoje quero te apresentar este acrônimo com uma letra a mais: VUCCA. O "C" a mais é referente à palavra colaboração. Devemos nos tornar mais colaborativos uns com os outros, acolhendo a dor e a alegria do outro e colaborando para que tenhamos dias melhores. Quando nos tornamos colaborativos, tudo acontece com mais fluidez, com mais dinamismo e todos saem ganhando.

Enquanto buscamos viver e nos adaptar ao mundo VUCCA, quero convidar você a pesquisar e conhecer o MUNDO BANI. Este tem correlação com o o VUCA. E no próximo, eu trarei mais informações dessa correlação.

 

Texto extraído da newsletter interna da @conexorama.

 

6
2 replies