Bom dia comunidades,

Nesse find fiz a certificação OKR da Feedz, e recomendo, pois além de trazer mais conhecimentos ainda é free, risos.
Um ponto importante aqui pra gente de RH é o quanto o 1:1 e a importância da liderança faz com que os resultados sejam atingidos.

Seguem highlights:

1) Entender a estratégia da empresa e saber onde focar
2) Pensar grande e definir objetivos inspiradores (verbo + objetivo + impacto)
3) Definir as metas desafiadoras (verbo + medição + meta = resultado chave)
4) Fazer cerimonias (abertura do ciclo, checkin, fechamento do ciclo/lições aprendidas).
5) Precisa entregar valor e ser inspirador
6) Pense para todo OKR: e daí?
7) Olhar o resultado e não o esforço das atividades (usar os 5 por quês)
Erros mais comuns:
1) O OKR não pode estar vinculado a desempenho (não deve estar vinculado ao esforço)
2) A equipe precisar estar alinhada e acreditar no OKR (dar poder de tomada de decisão para se envolverem)
3) Set it forget = não deixar OKR dentro da gaveta esquecido = fazer o checkin com frequência
4) Não focar energia, ter muitos OKRs e não ter tempo de qualidade para cada um (menos é mais)
5) Atrelar o OKR diretamente à remuneração variável, não fazer as reuniões de check in, os OKRs serem definidos apenas top-down
6) Não faça OKRs por OKRs (Se nem toda equipe precisa de OKRs, certamente não faz sentido forçar todos a embarcarem com eles. Não há necessidade de distribuí-los para todas as equipes para uniformidade.
"Mandar OKRs é provavelmente contraproducente", disse Elliott. "Se cobrirmos uma organização e dissermos 'cada pessoa deve ter OKRs' ou 'cada equipe deve ter OKRs', você pode anular o propósito. Você acaba com pessoas escrevendo OKRs por escrever OKRs."

Para engajar um time no cumprimento das metas, o líder deve envolvê-lo na definição das atividades, na criação da estratégia e não deixar de acompanhar de perto a evolução, por meio de 1:1. Assim, os profissionais se sentirão responsáveis por essas metas e entenderão seus impactos no negócio.
Para construir um time de alta performance, portanto, a receita é: defina metas de forma conjunta com o time, que sejam desafiadoras mas factíveis, claras e mensuráveis, além de fazer um acompanhamento próximo até a cumprimento da mesma.

Ser factível é essencial, afinal, metas inalcançáveis são quase como “anti-metas”, uma vez que exercem a função totalmente contrária do que seu objetivo inicial. Mas isso não significa que devem ser fáceis, elas precisam ser inspiracionais, ou seja, deixar o sabor de desafio no ar, ao mesmo tempo que podem ser alcançadas. A linha entre as duas é tênue, um bom líder é aquele que consegue tornar metas alcançáveis inspiracionais, mantendo a motivação do time, ao passo que ajuda no alcance dos resultados. Uma boa meta, portanto, segue esse modelo: o quê + quanto + quando.

#OKR #1:1 #feedback #liderança #feedz

3
1 reply