Existem algumas formas de se iniciar um programa de D&I e uma delas pode ser por meio do Radar da Diversidade, conforme utilizo em projetos.

Antes de fazer um radar, é definido escopo do trabalho e escolhido se essa ferramenta contemplará apenas uma sondagem de diversidade demográfica, ou se o abrangerá também outros pilares (por exemplo, cadeia de fornecedores).

Respeitando a cultura da organização, é elaborado o questionário a ser aplicado, as perguntas a serem feitas, especialmente o COMO, tendo em vista os dados sensíveis, e o respeito as normas aplicáveis, inclusive a LGPD.

Todo o processo deve ser aprovado conjuntamente com diversas áreas, incluindo jurídico, compliance, marketing, RH, R&S, e é definido o cronograma de trabalho, incluindo ações prévias de engajamento dos colaboradores.

Antes de iniciar o radar, costumo fazer um kick-off para todos os colaboradores, para que eles possam responder o radar se sentindo seguros de que todas as informações coletadas serão usadas de forma a respeitar seus dados e sua privacidade.

Ahh, o radar da diversidade também é uma forma de construir PDIs e facilitar adoção de práticas inclusivas de maneira assertiva.

Eu estou sempre à disposição para um café virtual para debater estes assuntos!