Queria falar um pouco de comunicação estratégica.

Tornar a comunicação interna estratégica não é uma tarefa fácil, principalmente para empresas com muitos colaboradores operacionais, estruturas hierarquizadas e verticalizadas e acesso limitado às ferramentas online. Estes são apenas alguns dos ingredientes mais desafiadores dessa equação.  

Existem algumas soluções para cada um dos obstáculos acima. Mas antes de tudo é importante mencionar que, nas empresas com maior produtividade, lucratividade e melhores para se trabalhar, a comunicação é desempenhada por diversos atores dentro da organização, a começar por suas lideranças.

Cabe à área de CI traduzir as diretrizes e estratégias da companhia de forma que valores se tornem cultura e tangenciem todas as áreas e operações. A CI não é um fim, é um meio, mas é um elo fundamental entre a gestão e a cultura. E não há como fazer isso sem ajuda. Não existe engajamento sem envolvimento.

Uma empresa com muitos colaboradores e diversas unidades de negócio, por exemplo, precisa de uma comunicação orquestrada e compartilhada, ou seja, é necessário reunir apoiadores, influenciadores, multiplicadores e, principalmente, lideranças. Seja através de comitês, fóruns e/ou grupos de trabalho, essas pessoas se comprometerão e serão guardiões e propagadores da cultura organizacional.

O colaborador precisa ser protagonista do processo, estar no centro, mas é preciso construir essa rede de apoio e cooperação. Em minha opinião esta é a CI do futuro, uma área com papel de estrategista e curadora de conteúdo, que cria espaços de diálogo e colaboração.

Sabemos que o desafio é grande e os processos precisam ser coerentes e consistentes, mas a cultura organizacional também se reconstrói com o tempo. Com tantas mudanças e incertezas, é preciso rever rotas e ajustar velas.  Avançar para uma comunicação COM e ENTRE as pessoas é um caminho natural, mas ele deve ser trilhado de forma genuína, com muito respeito e autenticidade. Conexão entre pessoas precisa ser de verdade.  
Nesse novo projeto de comunicação, a tecnologia é uma grande aliada. Ela que está nos permitindo interagir durante o distanciamento social. Alcance, abrangência, interação e mensuração são fundamentais para que o trabalho flua entre todos esses atores nas organizações e aconteça de forma estruturada. Pensar remoto primeiro inclui a todos e revela um processo maduro de comunicação. 

Acredito em processos colaborativos de comunicação, que dão voz a todos e permitem o uso de diversos recursos e em tempo real. As plataformas hoje são portas de acesso para que todos se conectem e criem organizações que atuam em comunidade.

O que acham destas questões?

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