Uma das ferramentas mais importantes para reter talentos, especialmente mulheres e apoiá-las para que cheguem em posições de liderança é a mentoria.

É preciso estruturar o programa, fazer matches, entender a necessidade de cada mulher e apoiar os mentores para que eles possam discutir questões relacionadas à carreira de mulheres e barreiras visíveis e invisíveis de gênero nas respectivas organizações.

Em 2019 e 2020 minha parceira na área de D&I e fundadora da Travessia, Mariana Deperon, teve a oportunidade de desenhar programas de mentoria e sponsorship que hoje seguem implementados em organizações brasileiras/multinacionais em que ela trabalhou.

A mentoria é uma ferramenta de desenvolvimento de talentos muito poderosa para reter talentos, alçar mulheres a cargos de liderança, inclusive alta liderança.

Esse artigo de Harvard trata, de forma simples, o significado da mentoria e como ela pode fazer a diferença na carreira das pessoas.

https://hms.harvard.edu/news/mentoring-meaning

Caso vocês estejam procurando alguém para conversar sobre este tipo de programa, recomendo super a Mariana! Me manda mensagem eu passo contato dela, ela está sempre super disponível.

4